Conheces o Zé-Povinho?
Tenta adivinhar quem representa e quem o criou...!
Repara como é tratado quando foi implantada a República, o que terá mudado!
domingo, 13 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá a Todos! Tens aqui um espaço para intervir, reflectir e conviver com todos os elementos da comunidade. Vem divertir-te! Ajuda-nos a construir uma Escola e um futuro melhor. A tua participação pode ser uma experiência enriquecedora e é muito importante para todos. Contamos contigo!
Os ossos do astrónomo polaco, Nicolau Copérnico (1473-1543), foram descobertos há quatro anos por arqueólogos locais, durante escavações nos arredores da catedral de Frombork e, 467 anos após a sua morte, terá um novo funeral, com cerimónia solene agendada para dia 22 de Maio de 2010.
É completamente extraordinário - ou talvez não... - que desde 1875 até aos dias de hoje, nenhum desenhador, ilustrador, criador visual, cartoonista ou artista plástico tenha conseguido superar a genialidade de Rafael Bordalo Pinheiro na caracterização do povo português!
ResponderEliminarO Zé Povinho continua indubitavelmente a ser o mais fiel retrato do que - infelizmente - os portugueses são, no dizer de João Medina: Mas se ele é paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário, também não deixa por isso de nos aparecer, em constante contradição consigo mesmo, simultaneamente capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente, furioso, sensível, compassivo, arisco, activo, solidário, convivente...... [ in Medina, João, "O Zé Povinho, caricatura do «Homo Lusitanus»" ]